Diário de bordo... Puebla/Mx




A caminho da pirâmide de Cholula... Puebla - México. Saudade desse tipo de viagem!

Um pouco da história desse lugar: A Pirâmide de Tepanapa, também conhecida como a Grande Pirâmide de Cholula, é o maior monumento e simultâneamente a maior pirâmide em termos de volume do mundo. Sua construção, realizada durante seis séculos, em diferentes épocas, ( 900 a.C - 200 d.C. ) no período pré-clássico médio, remonta há mais de 2.000 anos. Entre os anos 700 - 800 d.C., ela foi abandonada por causas ainda hoje desconhecidas.

Originalmente, era um local dedicado a Chiconahui Quiahuitl, deus da chuva. Na realidade, são quatro pirâmides sobrepostas, conforme constatado pelos arqueólogos que vêm realizando escavações no interior da construção. Desde a década de 1930, já foram escavados mais de 8 km de túneis, em vários níveis. Seu tamanho é impressionante: 65 metros de altura e 439 metros de base. É a maior pirâmide do mundo em volume e em extensão da base.


Os cholultecas antigos a chamavam de tlachihualteptl, que quer dizer: "morro feito à mão" ou "montanha construída"; os moradores atuais a chamam também de "cerrito" (morro, morrinho). Em 1594, os espanhóis, seguindo a tradição de construir uma igreja sobre o local onde existisse qualquer templo de adoração, construiram a igreja da Virgen de los Remedios ou Nuestra Señora de los Remedios, no cume da pirâmide, onde, anteriormente, havia um templo dos nativos.

  
Pra quem gosta de viajar, fica aí a dica!

2 comentários:

  1. Oii Francy, que lugar Maravilhoso!! Bjks

    ResponderExcluir
  2. Lindo né Ju! Pena que perdi minhas fotos... Mas visitei lugares de tirar o fôlego viu! Na medida que achar alguma vou postando aqui! Obrigada pela visitinha no blog! ^.^ Bjos!!!

    ResponderExcluir